quarta-feira, 25 de maio de 2011

The Civil Wars - Barton Hollow (2011)

The Civil Wars é um duo Indie Folk americano formado por Joy Williams (Vocais e Piano) e John Paul White (Vocais e Violão). Barton Hollow é o primeiro álbum de estúdio da dupla, que já tem em sua discografia um EP e um disco ao vivo, que foi seu álbum de estréia lançado em junho de 2009.

A base de todas as músicas do disco é formada pelo Violão e Vozes, mas outros instrumentos como Piano, Cordas e Percussões estão presentes em muitas músicas, enchendo o álbum de ótimos arranjos, na maioria dos casos arranjos simples, mas que soam muito bem e combinam totalmente como a sonoridade do duo.

"20 Years" abre o disco mostrando um arranjo muito bem trabalhado e sem espaços vazios, com vários instrumentos completando o quadro sonoro de forma simples e eficiente. "I've Got This Friend" vem em seguida com um dos melhores refrões do álbum, além de uma ótima instrumentação acompanhando as harmonias vocais.

O disco é cheio de belas canções, mas "Poison & Wine" se sobressai facilmente, romântica e suave do começo ao fim, mostrando um ótimo potencial para ser um dos hits da dupla ao lado de "Barton Hollow", é sem dúvida a melhor do álbum, com uma levada de Violão que caracteriza a canção, as Vozes em harmonias maravilhosas e um arranjo marcante com sons de Percussão, Cordas e Guitarra. "The Violet Hour" é a única música instrumental do disco e está entre as mais bonitas.

O duo ainda é pouco conhecido, mas tem potencial para ser um dos grandes nomes do Folk moderno com suas músicas que cabem muito bem em qualquer ocasião e em qualquer lugar.

Destaque para as músicas:

- 20 Years
- I've Got This Friend
- C'est La Mort
- To Whom It May Concern
- Poison & Wine
- Barton Hollow
- The Violet Hour


Até mais ^^

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tulipa Ruiz - Efêmera (2010)

Tulipa Ruiz faz parte do grupo de cantoras que são consideradas as novas divas da MPB, esse grupo se renova constantemente com algumas artistas deixando o posto e outras entrando definitivamente para o hall de grandes cantoras do gênero. Mas ela se mostra diferente das "companheiras" de categoria, a maioria das músicas desse primeiro álbum da artista são composições feitas por ela mesmo, um grande diferencial entre as novas divas da MPB que geralmente cantam músicas compostas por outros artistas.

O timbre de voz de Tulipa é extremamente suave e agradável, o que proporciona às canções uma leveza impressionante que abre a mente de qualquer um para a aceitação imediata das músicas. A artista teve um começo de carreira tardio, apesar vir de uma familia de músicos, só virou cantora em 2008.

O disco vem com onze ótimas músicas, começando por "Efêmera", num ritmo bem latino composto inicialmente por Violão, Percussão e vozes, e depois completado pelo Baixo, Bateria e um naipe de instrumentos de metais que faz toda diferença. "Pontual" relata de forma bem humorada o atraso para uma sessão de cinema com ótima instrumentação e uma letra simples mas muito bem elaborada.

"Do Amor" é uma das músicas mais bonitas do disco, tanto pela letra quanto pelo arranjo que mostra mais uma vez a beleza da voz da cantora. "Pedrinho" é bem marcada e chama a atenção por seu refrão, assim como "A Ordem Das Árvores" com sua letra quase infantil.

"Brocal Dourado" vem cheia de Teclados com sons de videos games de 8 Bits e "Às Vezes" é a mais pop do disco com seu arranjo simples, direto e com mais uma letra narrativa da cantora. A romântica "Só Sei Dançar Com Você" encerra o disco com um belo dueto entre Tulipa e o cantor Zé Pi.

O álbum ficou em primeiro lugar na lista de melhores discos nacionais de 2010 da Revista Rolling Stone além de ter ganhado avalição de inúmeras outras revistas. Tulipa Ruiz se mostra uma cantora com muito futuro e que tem tudo para apresentar outros ótimos trabalhos, seja na MPB ou na música Pop.

Destaque para as músicas:

- Efêmera
- Pontual
- Brocal Dourado
- Às Vezes
- Só Sei Dançar Com Você


Até mais ^^

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Adele - 21 (2011)

Adele é uma cantora britânica de apenas 23 anos que caiu nas graças da crítica já em seu álbum de estréia 19 (2008). Em 21 (2011), Adele mostra que veio pra ficar e conquistar, além da Inglaterra e Estados Unidos, o resto do mundo, estreando em primeiro lugar nas paradas musicais de vários países.

Além disso, ela foi a primeira artista viva, desde os The Beatles (em 1964) a emplacar simultaneamente um single e um álbum nos primeiros lugares da parada britânica,  e como se não bastasse, 21 (2011) é o disco mais vendido de 2011 até agora com quase 5 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. O disco foi produzido por vários produtores, entre eles Rick Rubin que já trabalhou com grandes nomes da música mundial como AC/DC, Metallica e U2.

O primeiro single, "Rolling In The Deep" abre o álbum de maneira suave a bem marcada até o refrão, onde Adele mostra toda força e potência de sua voz. O disco é repleto de ótimos arranjos como o de "Turning Tables", a música mais bonita do álbum, com cordas fazendo a base harmônica e Piano fazendo uma linda linha melódica completada pela voz da cantora, um arranjo simples e extremamente bonito.

"Don't You Remember" é uma boa companhia para momentos tristes com toda sua melancolia e sua maravilhosa instrumentação. "Set Fire To The Rain" e "He Won't Go" são mais duas grandes músicas do álbum, a primeira foi o segundo single do disco e soa muito bem para qualque pessoa, independente de seu gosto musical, e a segunda é um Soul de refrão forte e marcante. "Someone Like You", terceiro single do álbum, vem só com Piano e voz e chama a atenção por ser uma das mais bonitas do disco.

Com 19 (2008), Adele já fatorou dois Grammys, o de Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Feminina. Ao que tudo indica, pela qualidade do álbum e pela boa recepção de público e crítica, a cantora conseguira repetir o feito de ganhar dois Grammys ou até mais, pois o disco traz ótimas músicas e uma artista completa que participa de todas etapas da criação musical, desde a composição até a produção, e se mostra mais preocupada com a qualidade do seu trabalho do que com o sucesso.

Destaque para as músicas:

- Rolling In The Deep
- Rumor Has It
- Turning Tables
- Don't You Remember
- Set Fire To The Rain
- He Won't Go


Até mais ^^

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tame Impala - Innerspeaker (2010)

Tame Impala é uma banda australiana de Rock Psicodélico como a muito tempo não aparecia no mundo da música, apresentam um ótimo equilíbrio entre as viagens sonoras do Rock Progressivo dos anos 70 e a abordagem direta do Rock dos anos 60.

Innerspeaker é o álbum de estreia do grupo e foi muito bem avaliado pela crítica, recebendo quatro estrelas tanto da Rolling Stone quanto do site All Music. A banda foi formada em 2007 por Kevin Parker (Vocais e Guitarras), Dominic Simper (Baixo e Teclados) e Jay Watson (Bateria), e em apresentações ao vivo conta com a participação de Nick Allbrook como músico de apoio.

O disco conta com 11 faixas, sendo a primeira "It Is Not Meant To Be", com sua ótima instrumentação (destaque para a linha de Baixo) uma viagem sonora totalmente acessível e agradável aos ouvidos de qualquer um. "Desire Be Desire Go" apresenta um ritmo caracteristico tanto no vocal como nos instrumentos e "Lucidity" é mais direta, começando sem nenhuma introdução instrumental, ao contrário da maioria das outras faixas.

"Solitude Is Bliss", assim como boa parte das músicas do grupo, usa e abusa dos mais variados tipos de efeitos de Guitarra para criar um som cheio e denso. Em "Jeremy's Storm" a Guitarra chama a atenção por seu dedilhado que fica presente em quase toda a música e por ser toda instrumental.

O Tame Impala se mostra como uma das bandas que fazem parte do que está sendo denominado como "Nova Psicodelia", mas sem ser aquele tipo de música que o ouvinte só consegue curtir se embarcar em uma viagem em sua maioria destinada a poucos, como acontece com muitos grupos psicodélicos, e apesar de toda a complexidade sonora e a enxurrada de efeitos nas vozes e nos instrumentos, as músicas do grupo se mostram muito acessíveis a quem simplesmente tiver vontade de ouvir e conhecer mais o trabalho da banda.

Destaque para as músicas:

- It Is Not Meant To Be
- Desire Be Desire Go
- Lucidity
- Solitude Is Bliss
- Jeremy's Storm
- Expectation


Até mais ^^