The Whole Love é o oitavo álbum da banda americana Wilco. Lançado pelo selo criado pelo próprio grupo, o dBpm, este é o seu primeiro disco totalmente independente.
Este está sendo o álbum de maior repercussão do Wilco desde o aclamado Yankee Hotel Foxtrot (2002), que foi a primeira tentativa de independência da banda. Resumindo a história o disco foi financiado pela gravadora Warner, recusado pela mesma quando ficou pronto, comprado pela banda por alguns trocados para ser lançado de forma independente e após fazer sucesso quando disponibilizado para streaming a gravadora voltou atrás comprando de volta os direitos de lançamento do álbum, ou seja, a Warner pagou duas vezes pelo disco.
"Art Of Almost" abre o disco ao som de uma bateria em ritmo quebrado acompanhada de vários elementos eletrônicos, uma grande interpretação do vocalista e cérebro do grupo Jeff Tweedy e algumas intervenções melódicas feitas por uma orquestra de cordas e pelo piano que embelezam a faixa. A partir dos 4:30 minutos da música (que no total tem 7:16) a banda faz uma performance instrumental de alto nível que finaliza a faixa em grande estilo.
"I Might" é marcada por uma frase melódica que se repete várias vezes passeando por praticamente todos os instrumentos presentes no arranjo e ganhando destaque ao som do orgão eletrônico. "Sunloathe" tem uma bela harmonia, que reforça seu tom melancólico, é a primeira música mais calma do álbum e onde a banda começa a intercalar uma faixa calma com uma agitada. "Dawned On Me" apresenta um ritmo muito interessante e se mostra como uma das melhores faixas do álbum.
"Born Alone" tem uma sonoridade leve e alegre, sendo uma música muito boa de ouvir graças a grande performance instrumental da banda e ao arranjo feito de maneira muito competente, conseguindo colocar cada elemento sonoro em um lugar de importância sem exagerar na quantidade. "Capitol City" soa como trilha sonora de algum filme antigo em um clima feliz e sem preocupação.
The Whole Love está sendo muito bem avaliado pela crítica e consequentemente está presente, de forma justa e merecida, em quase todas as listas de melhores álbuns de 2011, trazendo o Wilco de volta ao hall das grandes bandas da atualidade.
Destaque para as músicas:
- I Might
- Dawned On Me
- Born Alone
- Standing O
- Whole Love
- One Sunday Morning (Song For Jane Smiley's Boyfriend)
Até mais ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário