quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tulipa Ruiz - Efêmera (2010)

Tulipa Ruiz faz parte do grupo de cantoras que são consideradas as novas divas da MPB, esse grupo se renova constantemente com algumas artistas deixando o posto e outras entrando definitivamente para o hall de grandes cantoras do gênero. Mas ela se mostra diferente das "companheiras" de categoria, a maioria das músicas desse primeiro álbum da artista são composições feitas por ela mesmo, um grande diferencial entre as novas divas da MPB que geralmente cantam músicas compostas por outros artistas.

O timbre de voz de Tulipa é extremamente suave e agradável, o que proporciona às canções uma leveza impressionante que abre a mente de qualquer um para a aceitação imediata das músicas. A artista teve um começo de carreira tardio, apesar vir de uma familia de músicos, só virou cantora em 2008.

O disco vem com onze ótimas músicas, começando por "Efêmera", num ritmo bem latino composto inicialmente por Violão, Percussão e vozes, e depois completado pelo Baixo, Bateria e um naipe de instrumentos de metais que faz toda diferença. "Pontual" relata de forma bem humorada o atraso para uma sessão de cinema com ótima instrumentação e uma letra simples mas muito bem elaborada.

"Do Amor" é uma das músicas mais bonitas do disco, tanto pela letra quanto pelo arranjo que mostra mais uma vez a beleza da voz da cantora. "Pedrinho" é bem marcada e chama a atenção por seu refrão, assim como "A Ordem Das Árvores" com sua letra quase infantil.

"Brocal Dourado" vem cheia de Teclados com sons de videos games de 8 Bits e "Às Vezes" é a mais pop do disco com seu arranjo simples, direto e com mais uma letra narrativa da cantora. A romântica "Só Sei Dançar Com Você" encerra o disco com um belo dueto entre Tulipa e o cantor Zé Pi.

O álbum ficou em primeiro lugar na lista de melhores discos nacionais de 2010 da Revista Rolling Stone além de ter ganhado avalição de inúmeras outras revistas. Tulipa Ruiz se mostra uma cantora com muito futuro e que tem tudo para apresentar outros ótimos trabalhos, seja na MPB ou na música Pop.

Destaque para as músicas:

- Efêmera
- Pontual
- Brocal Dourado
- Às Vezes
- Só Sei Dançar Com Você


Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário