quarta-feira, 29 de junho de 2011

Danger Mouse & Daniele Luppi - Rome (2011)

Rome é a trilha sonora para um filme de faroeste imaginário, criada pelo renomado produtor musical Danger Mouse em parceria com o compositor italiano Daniele Luppi. O disco é composto por faixas instrumentais e cantadas, e para ajudar nos vocais Danger Mouse recrutou nada mais, nada menos que Jack White e Norah Jones.

A inspiração para as músicas veio dos chamados Spaghetti Westerns, os filmes de faroeste italianos, e das trilhas sonoras criadas pelo compositor Ennio Morricone, como The Good, The Bad And The Ugly (1966) e Once Upon A Time In The West (1968).

A gravação deste álbum foi feita durante cinco anos no Forum Studios em Roma usando somente equipamentos de gravação antigos, visando o som característico do gênero, e com exceção de Jack White e Norah Jones, todos os músicos que participaram do disco são italianos e participaram das gravações das trilhas sonoras dos filmes da década de 60.

O álbum é aberto pela instrumental "Theme Of "Rome"", que além de apresentar um belo arranjo prezando pela simplicidade, ficaria muito bem no inicio de qualquer filme de faroeste. "The Rose With The Broken Neck" conta com Jack White nos vocais e na Guitarra, e White cantando com seu jeito característico adiciona a música um elemento ainda mais sombrio e melancólico que o próprio instrumental da faixa.

"Morning Fog (Interlude)" apresenta uma linda melodia tocada pela Celesta e abre caminho para "Season's Trees", com sua bela levada de Guitarra, seu Baixo swingado e a adorável voz de Norah Jones. "Roman Blue" é instrumental e conta com a participação de uma orquestra de cordas fazendo a melodia na maior parte da faixa.

Jack White canta e toca também em "Two Against One", a melhor música do disco, com um lindo arranjo e um refrão muito bom. "Black" tem  uma melodia característica que gruda na cabeça por muito tempo e conta com a participação de Norah Jones, assim como "Problem Queen" que apresenta um arranjo denso e com ar de suspense.

Apesar do filme não existir, essa é sem dúvida uma das melhores trilhas sonoras que ouvi na vida, não duvido que daqui a alguns meses seja anunciado um filme baseado nesse disco, fazendo o caminho inverso do tradicional (onde a trilha é criada a partir do filme). E com certeza esse seria mais um dos filmes que já valem a pena só pela trilha sonora.

Destaque para as músicas:

- The Rose With The Broken Neck
- Season's Trees
- Two Against One
- The Gambling Priest
- Black
- Morning Fog
- Problem Queen
- Her Hollow Ways


Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário