quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Patrick Stump - Soul Punk (2011)

Patrick Stump é um talentoso cantor, compositor e multi-instrumentista americano, mais conhecido por ser vocalista e guitarrista da banda de Pop Punk Fall Out Boy. Na teoria o Fall Out Boy entrou em hiato em Novembro de 2009 e a partir disso todos seus integrantes iniciaram projetos paralelos, o que acaba diminuindo as chances de uma possível volta da banda a curto prazo.

E em Soul Punk, Stump deixa claro algumas influências que já apareciam timidamente em sua banda e que agora com a liberdade de poder fazer o que quiser e como quiser ganham espaço e definem o som deste grande músico. Neste primeiro álbum solo de sua carreira Stump tocou todos os instrumentos presentes no disco, desde os instrumentos básicos como Guitarra, Baixo e Bateria, passando por (muitos) sintetizadores e até instrumentos de sopro como Trompete, Trombone e Saxofone.

"Explode" abre o disco de maneira explosiva com vários sons de sintetizadores, Bateria com som poderoso e uma linha vocal surpreendente apresentando um ótimo refrão, essa música é sem duvida um teste para qualquer caixa de som ou fone de ouvido. "This City" é uma mistura de influências, sua introdução soa meio Justin Timberlake, enquanto as estrofes evocam Michael Jackson e Prince (grandes ídolos do músico). O refrão da faixa deixa um pouco a desejar, mas o arranjo de toda música chama a atenção por ter muitas camadas sonoras, todas soando em perfeita harmonia.

"Dance Miserable" soa como um Soul vindo direto dos anos 70 empregando a tecnologia de gravação e de instrumentos dos dias atuais, bem swingado mostrando como esse gênero é importante para Stump. "Run Dry (X Heart X Fingers)" é uma das faíxas mais dançantes do álbum, mérito da ótima linha de Baixo que dá a música essa característica ao lado da Bateria e dos Sintetizadores. Na metade da faixa começa a hidden track "Cryptozoology", uma segunda parte/continuação da música anterior que segue a mesma linha dançante usando outros elementos sonoros.

Infelizmente nesse primeiro trabalho solo de Patrick Stump sobrou Soul e faltou Punk, fator que deixará muitos dos seus fãs vindos dos tempos de Fall Out Boy decepcionados. Mas em compensação o artista mostra habilidades nunca vistas em seus trabalhos anteriores com a banda, deixando claro que seu potencial solo pode ser tão grande quanto com a banda.

Destaque para as músicas:

- Explode
- Dance Miserable
- Run Dry (X Heart X Fingers)
- Greed
- Everybody Wants Somebody

 

Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário