quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SuperHeavy - SuperHeavy (2011)

Em meados de 2009 em algum estúdio de Los Angeles, a lenda Mick Jagger (Rolling Stones), o guitarrista Dave Stewart (Eurythmics), Joss Stone, Damian Marley e o cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista A.R. Rahman resolveram se reunir para escrever algumas canções. De lá pra cá passaram-se dois anos, e em 16 de Setembro deste ano veio a luz o resultado desta e mais algumas seções de estúdio sob o nome SuperHeavy, que batiza o supergrupo, o primeiro álbum do mesmo e a primeira música do disco.

A primeira impressão que se tem ao ouvir o álbum inteiro é a de que todos os integrantes, cada um vindo de um gênero diferente, misturaram seus estilos na parte instrumental das músicas, apesar de Damian Marley ter predominado com seu Reggae, por ter mais dois integrantes de sua banda de apoio tocando Baixo e Bateria. Já na parte vocal fica claro que cada cantor optou por manter as características de seu gênero, tendo Mick Jagger como representante do Rock, Joss Stone da Soul Music, Damian Marley do Reggae e A.R. Rahman da música indiana.

A faixa titulo do disco, "SuperHeavy", abre o álbum mostrando a mistura que o grupo propõe fazer guiada pelos vocais de Damian Marley e com partes feitas pelos demais vocalistas. O instrumental da faixa é composto por uma base de Reggae com sintetizadores e guitarras de Rock, formula presente na maioria das músicas do disco.

A terceira faixa do álbum "Miracle Worker" foi lançada como primeiro single do supergrupo e segue a mesma linha da faixa de abertura, porém adiciona partes vocais mais melódicas tanto nas estrofes como no refrão e um belo solo de Violino. "Energy" é uma das músicas mais rockeiras do disco, tendo guitarras com distorção e um ritmo rápido e marcado conduzido pela Bateria.

"Satyameva Jayathe" tem o intuito de ser a faixa "indiana" do álbum, mas pode ser que lembre para os ouvintes brasileiros o ritmo nordestino Tecno Brega, por ter uma levada de Bateria muito semelhante e a presença de sons de Teclado característicos deste gênero durante as estrofes, mas o arranjo ainda apresenta um ótimo refrão e mais um belo solo de Violino. A segunda parte do álbum é conduzida pelos vocais de Mick Jagger, mostrando que apesar de seus 68 anos de idade ainda é um dos maiores vocalistas da história da música popular em ótimas faixas como a bluseira "Never Gonna Change" e a animada "I Can't Take It No More".

SuperHeavy pode ser definido como um supergrupo de World Music que consegue misturar muito bem os diferentes gêneros de seus integrantes em algumas músicas e que em outras deixa de lado os rótulos que cada um dos membros carrega e cria algo voltado para algum gênero em comum, como a música Pop. Este não é um disco que vai mudar o mundo e dar ao SuperHeavy o título de maior supergrupo de todos os tempos, mas é um álbum extremamente interessante para os fãs dos artistas que participaram dele e para quem simplesmente aprecia a boa música.

Destaque para as músicas:

- SuperHeavy
- Miracle Worker
- Never Gonna Change
- Rock Me Gently
- I Can't Take It No More
- I Don't Mind


Até semana que vem ^^

2 comentários:

  1. Gostaria de agradecer pela quantidade de albuns sensacionais que venho ouvindo por causa do seu blog.
    Toda semana visitarei seu blog por mais dicas de bandas.
    Abraço.

    ResponderExcluir