quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bon Iver - Bon Iver (2011)

O multi-instrumentista Justin Vernon fundou a banda Bon Iver em 2007, mesmo ano em que lançou de forma independente primeiro álbum do grupo, For Emma, Forever Ago (2007), e a partir deste momento chamou os também multi-instrumentistas Sean Care, Michael Noyce e Matthew McCaughan para serem parte da banda nas apresentações ao vivo e gravações futuras. 

O segundo disco do grupo, Bon Iver (2011), lançado em Junho deste ano vem cheio do que a critica chama de Indie Folk. Este é um álbum muito gostoso de ouvir, passa uma sensação de leveza e calma em todas as músicas e conta com inúmeros instrumentos para compor os seus belos arranjos.

"Perth" inicia o disco com uma bela introdução feita pelas Guitarras em um riff delicado que antecipa a melodia do refrão. Os vocais desta faixa deixam claro qual será o clima do álbum e as frases rítmicas feitas por toda a banda chamam a atenção do ouvinte. "Minnesota, WI" soa como uma continuação da faixa de abertura na introdução, mas logo muda de sonoridade passando por diversas paisagens sonoras.

A introdução de "Holocene" tem os dois pés na música Folk, mas logo adiciona elementos eletrônicos de forma bem leve para incrementar as camadas sonoras do arranjo junto com os outros instrumentos da banda e alguns instrumentos de orquestra. "Towers" é uma das melhores faixas do disco, com ótimos vocais fazendo uma bela melodia e a partir da metade crescendo de forma impressionante. A última música do álbum "Beth / Rest" chama atenção por ter uma sonoridade muito anos 80, desde o Teclado, passando pelas partes da Guitarra e especialmente pelos efeitos no vocal.

Conheci o trabalho da banda por acaso através da página da Wikipedia de discos lançados em 2011, vi que haviam lançado um disco este ano e resolvi ir atrás para ouvir, confesso que essa foi mais uma das boas surpresas que tive esse ano, mais uma ótima banda com um ótimo disco.

Destaque para as músicas:

- Perth
- Minnesota, WI
- Holocene
- Towers
- Calgary


Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário