quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Death Cab For Cutie - Codes And Keys (2011)

O Death Cab For Cutie é uma das bandas Indie mais amadas do público desse gênero, e com o disco lançado em Maio deste ano fica claro o potencial da banda para conquistar ainda mais admiradores. O grupo demonstra que continua sofrendo de amor nas canções deste álbum, mas desta vez de uma forma menos depressiva e mais elegante.

O disco foi gravado do decorrer de 2010 e ao contrário da maioria das bandas que gravam o disco todo em um único estúdio, o Death Cab For Cutie gravou este trabalho em oito estúdios diferentes, fato que poderia prejudicar a sonoridade do álbum como um todo, mas felizmente isso não acontece, a mixagem do disco foi muito bem feita por Alan Moulder (que co-produziu o disco Ritual do White Lies e fez a mixagem do último disco do Foo Fighters Wasting Light).

O álbum é aberto pela sombria "Home Is A Fire" que repete as partes instrumentais por quase toda a faixa adicionando algumas novas, o mais intrigante é que essa música teria todos os elementos para ser monótona e cansativa, mas a banda consegue fazer de uma forma interessante e quase hipnótica que prende a atenção do ouvinte.

"Codes And Keys" tem um clima suave e gostoso de ouvir, agradando facilmente qualquer pessoa. O ritmo do Piano, a levada de Bateria e o arranjo de cordas que complementa o arranjo de forma maravilhosa são os destaques da faixa. "Doors Unlocked And Open" tem uma longa introdução, que vai adicionando elementos instrumentais durante quase 1:30 minutos, onde a faixa realmente começa chegando ao refrão que chama atenção por sua força e potencial pop.

O primeiro single "You Are A Tourist" além de ser a melhor música do disco, teve seu clipe feito em um único take de gravação, não contando com nenhuma edição ou refilmagem posterior, todo o clipe foi ensaiado como uma peça de teatro onde cada personagem tinha suas marcações e as câmeras filmando só os lugares pré-determinados. A gravação do clipe foi toda transmitida pela internet e o que foi visto ao vivo é o mesmo que se vê no clipe.

O Death Cab For Cutie se mostra como uma das melhores bandas que surgiram para o grande público nos últimos anos e Codes And Keys deixa claro a intenção da banda de alcançar um público cada vez maior, mas sem deixar de lado seus princípios e as características que conquistaram seus fãs mais fiéis.

Destaque para as músicas:

- Home Is A Fire
- Codes And Keys
- Doors Unlocked And Open
- You Are A Tourist
- Monday Morning
- Underneath The Sycamore


Até mais ^^

Um comentário:

  1. eu ando bem pilhado pra fazer um som nessa onda idie...

    se fores parceiro dá um toque
    é MUITO DIFICIL encontrar musico afim de fazer algo legal pras bandas de cá..

    o//

    ResponderExcluir