quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Frank Turner - England Keep My Bones (2011)

Frank Turner é um cantor e compositor inglês que participou da banda de Punk Rock Million Dead, e que desde 2005 tem seu projeto solo, onde vem apresentando uma sonoridade mais Folk mesclada com elementos da música Pop e do próprio Rock 'N' Roll. A primeira coisa que chama atenção neste álbum é a voz de Frank Turner que soa perfeita para todas as músicas do disco, desde as mais calmas até as mais pesadas.

"Eulogy" abre o álbum de forma muito bonita e suave, em harmonias doces e leves, onde logo o cantor entra destilando seu sotaque inglês e abrindo caminho para as guitarras distorcidas que encaminham para fim da faixa que praticamente grudada com a segunda música do disco, "Peggy Sang The Blues", extremamente agradável e com uma sonoridade bem Pop marcada por um belo arranjo.

O primeiro single do álbum, "I Still Believe" é uma ode ao bom e velho Rock 'N' Roll, citando Elvis, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash como santos e afirmando que o Rock salva a todos nós (Now who'd have thought that after all / Something as simple as rock 'n' roll would save us all / And who'd have thought that after all, it was rock 'n' roll).

"I Am Disappeared" é uma das melhores do disco, mas fica interessante mesmo depois da metade, com a entrada de toda banda complementando o arranjo. "English Curse" é cantada sem acompanhamento instrumental e contando uma história como faziam os trovadores da era medieval, além de ser interessante por sua rítmica e pelo sotaque inglês destacado do músico.

"One Foot Before The Other" começa só com voz e violão, mas em poucos segundos a banda entra com muito peso, principalmente nas guitarras distorcidas, apresentando um dos melhores refrões do álbum. "If Ever I Stray" lembra aquelas músicas típicas cantadas por ingleses e irlandeses nos pubs como celebração de suas raízes. "Redemption" é a penúltima música do álbum e a mais bonita deste trabalho de Frank Turner, principalmente devido as melodias vocais e instrumentais presentes em seu arranjo.

Este é o quarto álbum do artista inglês, mas foi o primeiro a ganhar projeção em nível mundial graças a vários comentários na internet e as ótimas críticas que o disco recebeu da imprensa musical em revistas como a NME e em sites como o AllMusic.

Destaque para as músicas:

- Peggy Sang The Blues
- I Still Believe
- I Am Disappeared
- One Foot Before The Other
- If Ever I Stray
- Redemption


Até mais ^^

2 comentários:

  1. otimo post. minha lista de 'selecionadas do album bate quase que igualmente com tuas indicações.

    em frente,

    ResponderExcluir