quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Peter Bjorn And John - Gimme Some (2011)

Em meados de 1999 na cidade de Estocolmo, Suécia, Peter Morén (Guitarra, Vocais e Harmônica), Björn Yttling (Baixo, Teclado e Vocais) e John Eriksson (Bateria, Percussão e Vocais) formaram o trio de Indie Rock que viria a se chamar Peter Bjorn And John. 12 anos após a formação do grupo, os suecos lançam o álbum Gimme Some, um conjunto de 11 músicas que já está sendo considerado por muita gente um dos melhores álbuns lançados em 2011.

O disco apresenta uma sonoridade muito particular do trio, principalmente em relação aos vocais, que apresentam um certo tratamento sonoro feito em estúdio que usa e abusa de efeitos e equalizações que em alguns momentos remetem a uma sonoridade mais retrô.

"Tomorrow Has To Wait" dá inicio aos trabalhos com um riff que dá caracteristica rítmica a música e apresentando logo no início do álbum um dos melhores refrões do disco, simples, bem marcado, fácil de ser cantado e em um clima muito agradável. Em seguida "Dig A Little Deeper" inicia com um pequeno "solo" de Bateria que abre caminho para a Guitarra em ritmo latino que no refrão é seguido pela Bateria em uma levada muito interessante.

"Second Chance" é guiada pelo ritmo do Cowbell e apresenta um dos melhores arranjos do disco, com uma frase rítmica bem marcada em toda faixa, principalmente no refrão, que caracteriza a música. "Breaker, Breaker" vem com um andamento até então não visto no disco, rápida e cheia de melodias conquista com facilidade qualquer ouvinte e um lugar de destaque na tracklist do álbum.

"May Seem Macabre" é cheia de camadas sonoras e climas, segurando um pouco a onda de quem vem embalado pela faixa anterior, mas ao mesmo tempo mostra uma das músicas mais complexas do álbum, cheia de nuances e detalhes. "(Don't Let Them) Cool Off" lembra muito o Rock dos anos 70/80, tanto em seu ritmo como em sua sonoridade. Para finalizar o disco "I Know You Don't Love Me" chega de leve e mostra que o trio guardou para o final mais um grande arranjo e um ótimo refrão.

Sem dúvida alguma o grupo sueco já está entre os grandes artistas dos anos 2000, e se continuar lançando bons álbuns como este último, como certeza será uma das grandes bandas das últimas décadas.

Destaque para as músicas:

- Tomorrow Has To Wait
- Dig A Little Deeper
- Second Chance
- May Seem Macabre
- Down Like Me
- I Know You Don't Love Me


Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário