quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Noel Gallagher's High Flying Birds - Noel Gallagher's High Flying Birds (2011)

2011 marca a volta a ativa dos irmãos Gallagher dois anos após ao fim do Oasis. Em fevereiro deste ano, Liam Gallagher com a sua banda formada por ex-integrantes do Oasis, a Beady Eye, lançou o disco Different Gear, Still Speeding (2011) e oito meses depois, Noel Gallagher (o preferido da maioria dos fãs do Oasis) lança seu primeiro disco solo, cheio de referências a sua antiga banda, e não podia ser diferente, pois Noel sempre foi o principal compositor do grupo. A maioria das músicas deste primeiro trabalho solo soam como sobras da discografia do Oasis, mas já deixam claro que agora Noel pode fazer o que quiser e como quiser.

"Everybody's On The Run" abre o álbum de forma épica com um belo arranjo valorizando cada detalhe de todos instrumentos básicos de uma banda e ainda contando com a participação de um coral, uma orquestra de cordas e como se não bastasse, Noel ainda apresenta uma das melhores linhas vocais de sua carreira. "Dream On" vem em seguida lembrando o último disco do Oasis Dig Out Your Soul (2008) em um ritmo bem marcado.

"If I Had A Gun..." tem praticamente os mesmos acordes, ritmo e clima do maior sucesso do Oasis "Wonderwall", e talvez por isso agrada facilmente e fica entre as melhores faixas do disco. O primeiro single do álbum "The Death Of You And Me" traz um clima meio faroeste / cabaret, um ótimo refrão e um belo solo feito por instrumentos de sopro.

Em "(I Wanna Live In A Dream In My) Record Machine" fica clara a intenção de Noel em criar um hino com a ajuda de um coral infantil, cordas, uma introdução bem soft e um refrão de fácil assimilação. "AKA... What A Life!" cairia bem em muitas festas fazendo todo mundo levantar para dançar e curtir seu ritmo rápido cantando o refrão simples e eficiente.

"(Stranded On) The Wrong Beach" acaba com uma gravação do som do mar, assim como começava "Champagne Supernova" do disco (What's The Story) Morning Glory? (1995) e abrindo caminho para a já conhecida dos fãs mais assíduos do trabalho de Noel "Stop The Clocks", uma música leve e agradável com um belo arranjo cheio de camadas sonoras e um final fantastico.

Infelizmente ainda não é possível saber exatamente como serão os discos solos de Noel Gallagher, pois o recém-lançado ainda está muito "contaminado" pelo estilo do Oasis, deixando os fãs mais devotados da banda muito satisfeitos e os mais curiosos ansiosos por alguma novidade.

Destaque para as músicas:

- Everybody's On The Run
- If I Had A Gun...
- The Death Of You And Me
- AKA... What A Life!
- Soldier Boys And Jesus Freaks


Até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário