quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix (2009)

Nunca tinha ouvido falar sobre a banda Phoenix, mas quando li a crítica sobre esse disco na revista Rolling Stone o que mais me chamou a atenção foi o nome do álbum, clara referência ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Esse é o quarto disco da banda e vem repleto de músicas empolgantes e que agradam facilmente até aos ouvidos mais exigentes. O grupo nascido na França tem em sua formação músicos de alta qualidade, sendo que um deles, o guitarrista Laurent Brancowitz, teve anteriormente ao Phoenix uma banda chamada Darlin com os caras que hoje são integrantes do grupo Daft Punk.

O disco tem somente 10 faixas, mas já começa com um trio de músicas que deixam o ouvinte impressionado logo de cara: "Lisztomania" faz referência a outro compositor erudito, Franz Liszt, que causava em seu público um tipo de "Beatlemania do século XIX" com suas performances virtuosísticas, a música apresenta um ótimo arranjo e vicia logo na primeira audição. "1901" vem em seguida com uma combinação de teclados e guitarras que caracterizam a música pela sonoridade e ritmo ligados a um ótimo refrão. Para fechar o arrebatador trio inicial a dançante "Fences" garante seu lugar como uma das melhores do disco.

O álbum foi muito bem recebido pela crítica faturando o Grammy de Melhor Álbum Alternativo e ficando na terceira posição na lista dos 25 melhores álbuns de 2009 da revista Rolling Stone. A banda está conquistando cada vez mais público e se continuar produzindo ótimos discos como este, conseguirá seu lugar entre os artistas preferidos de várias pessoas.

Destaque para as músicas:

- Lisztomania
- 1901
- Fences
- Lasso
- Countdown
- Girlfriend
- Armistice


Até a próxima ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário