quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rush - Beyond The Lighted Stage (2010)

Diga uma pessoa que gosta de Rock e não conhece o Rush? Duvido que isso exista.

Mas como explicar o fato que uma banda conhecida e adorada por milhares de pessoas nunca teve a fama que tantas outras bandas menos merecedoras tiveram? Acho que ninguém sabe responder o por que disso, mas nesse documentário os três integrantes da banda Geddy Lee (baixo e vocal), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart deixam claro que estão felizes em ser a "Maior Banda Cult do Mundo".

O filme retoma toda a carreira da banda passando pelos principais álbuns e acontecimentos da vida dos integrantes, com depoimentos de familiares, vídeos caseiros e curiosidades sobre cada um deles. Um time de personalidades do mundo da música falam sobre a influência e importância do Rush na história do Rock ao longo de todo documentário, artistas como Gene Simmons (Kiss), Kirk Hammett (Metallica), Taylor Hawkins (Foo Fighters) e o melhor de todos em seus comentários: Jack Black (Tenacious D).

Os integrantes da banda falam sobre toda carreira, desde os primeiros shows nas escolas do Canadá até a volta aos palcos após 4 anos de "férias" forçadas, enquanto o baterista Neil Peart estava viajando de moto pelas Américas devido ao falecimento de sua filha e sua mulher, uma viagem de 90 mil km sem rumo.

A única parte em que aparece algum integrante falando sobre técnica instrumental se dá quando Neil Peart fala sobre a sua decisão de voltar a fazer aulas de bateria para melhorar sua técnica, portanto, pra quem acha que vai ver um "How To Play..." das músicas do Rush, pode esquecer. Isso é muito bom, pois torna o filme interessante para quem não é músico.

Vale muito a pena assistir esse documentário para entender como os criadores de clássicos como "Tom Sawyer", "YYZ" e "The Spirit Of Radio" trabalham, o que gostam de fazer nas horas vagas, quais suas influências e principalmente como ainda se dão tão bem após 30 anos de carreira.
Em determinado momento do filme, alguns fãs falam sobre o Rush em suas vidas, e é nesse momento que conhecendo ou não o trabalho do grupo você entende por que tantas pessoas gostam e admiram a música do trio canadense.


Até a próxima ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário